Translate (tradução)

quarta-feira, fevereiro 01, 2023

O 1° ENSAIO

Tinham nos dado pão e mais nada. A água era mesmo bruta da torneira. Os mais velhos é que tinham bebido um pouco de maluvu doce para que o Camarada comissário não os encontrasse 'akodiwa'.

A pré-kabunga, como chamávamos a classe de iniciação escolar, tinha começa do no "Ano da Formação de Quadros". Lembro-me ainda, como um neófito da OPA, ter sobreposto à minha camisola uma tira de pano preto, prendida por um alfinete, junto ao símbolo da organização.
No ano seguinte, já período de sol e chuva, o Comissário Provincial tinha decidido visitar o Libolo e integrado no roteiro a Fazenda Tabango que fica a escassos quilómetros da sede comunal de Munenga.

Os pioneiros todos - éramos todos da OPA- foram receber o nguvulu grande, recolhidos, manhã cedo, por um tractor agrícola da Fazenda Hoji ya Henda (Israel).

Antes do agrupamento que juntou os dispersos pela guerra dos anos 80 e 90 junto à pedra grande (Pedra Escrita), o maior ajuntamento era na Fazenda Israel (rebatizada depois de 1975 por Hoji ya Henda). É lá que se concentravam os antigos serviçais mbalundu e outros nativos de aldeias próximas que viam na proximidade do asfalto uma forma de desvendar os filhos. A escola, as cidades, os enfermeiros, os géneros alimentares, a ECODIPA, A EDIMBI e outros bens e serviços eram atingíveis com maior facilidade perfilando ao pé da estrada. O Kuteka originário dos meus pais dista 35 quilómetros.

O número de alunos levados a saudar o comissário vindo de Ngunza Kabolo atrapalha-se na progressão do tempo. Porém, mais de uma dúzia ou mesmo dezenas. Era norma e prazeroso irmos ensardinhados numa carroça de tractor agrícola, o mesmo tractor em cuja carroça nos "magoelávamos" ao sair das aulas para chegar cedo à lavra.

Transcorridos os 30 quilómetros (de Israel a Tabango), chegámos molhados pelo suor, sede e calor e foi-nos imposto o ensaio da música que nunca tínhamos cantado.
- Armá
- Armando Ndembo
- Comissá
- Comissário yetu
- Ya Kwá
- Ya Kwanza-sulu
- Ya Kwá
- Ya Kwanza-sulu!

Duas passagens foram bastantes para procurar a sombra ou conhecer, pela primeira vez, o que eram peruas e galinhas enclausurada que, aos nossos olhos, largavam um ovo em cada piscar de olho.
Foi o melhor da recepção ao Comissário que, quando pensávamos que nos dirigisse palavras e nos tocasse um a um, desceu do carro, fez um aceno e foi reunir com os camaradas mais velhos.
- E nós que chegámos cedo, cantámos de hora em hora para não esquecer, ficámos roucos, enfileirados lado a lado enfrentámos o sol, nada?

Nisso de opas, sucedâneas ou subsequentes, de abaixo e vivas, de sois, chuvas e intempéries há muito que andámos na estrada. O ensaio foi com Armando Fandanga Ndembo, em 1980. Era tempo de chuva e fazia sol.

Sem comentários: