Translate (tradução)

terça-feira, fevereiro 01, 2022

KULA MUXITU & DICAS DA CIDADE

Em Dezembro de 1996, quando fomos pedir estágio à LAC, terminado o Curso Medio de Jornalismo, iniciámo-nos no programa "Dicas da Cidade", nome sugerido pela Leda Cristóvão, durante um brainstorming.

Colocado o programa no ar que, no fundo, era iniciativa privada (compra de espaço), a nossa remuneração dependeria da captação de publicidade para o referido programa que saia às tardes de um dia de semana que me escapa à memória.
O "repórter" devia angariar publicidade ao valor de USD 150/mês, dos quais USD 80 seriam o subsídio do angariador e os restantes para a LAC (entenda-se estação e coordenação do Dicas da Cidade) que, salvo erro, estava a cargo da Direcção de Produção.
Aqueles que conseguissem angariar mais do que uma empresa publicitária, recebiam na proporção de USD 30 sobre os 80, ou seja, 80 da primeira, mais 30 de cada uma adicional.
Das cartas/pedidos que levei a empresas para publicitarem suas marcas e/ou produtos no Dicas da Cidade, obtive a resposta positiva da MIAMOP, cuja sede ficava no largo do Kinaxixe. Uma outra foi efémera e perdi-lhe o nome. Mas a MIAMOP foi até ao fim do programa em que nos iniciámos como jornalistas: Jose Assuncao, Paulo Araújo, Leda Cristovao, Antónia Bartolomeu, Francisca Pacavira, Agostinho Santos, Isaac Antonio, Victorino Tchikunda Sócrates, Stela Marisa, Rossana Miranda, etc.
Faz tempo que já não via a MIAMOP publicitar na media, nem as suas madres¹ verdes pelas ruas de Luanda.
Alojado no Hotel Mbanza Marimba, bairro Kula Muxitu, à entrada de Malanje, apercebi-me tratar-se de pertença do "meu antigo patrão"². Deixo, por este facto, a merecida vênia!
=
¹- Toyota LandCruiser de 3 portas e bancos traseiros corridos.
²- Verdadeiro patrão é quem disponibiliza o ordenado. Foi, no caso, a MIAMOP.

Sem comentários: