Translate (tradução)

quarta-feira, dezembro 29, 2021

OS VEÍCULOS E OS PA NA VILA DO EBO

São raros os carros, na vila do Ebo. Mais comuns, embora também poucas, se comparadas a outras cidades e vilas mais movimentadas como Kibala e "Sela" (ex Santa Comba Dão), são as motorizadas. Essas parece que vão conquistar espaço, agora que a rodovia de Condé ao Ebo (vila) foi alcatroada.

Quanto ao combustível, parece não ser ainda um negócio muito rentável para o proprietário do Posto de Abastecimento, dado que um consumo lento leva tempo a terminar o negócio.
O grande consumo pertence à administração municipal que tem a missão de fornecer, para além do hospital municipal e serviços administrativos, também às poucas casas electrificadas que contribuem com um valor mensal de Kz 5mil. Esta, a administração, não recorre aos Postos de Abastecimento para atender a demanda dos seus geradores.
Note-se que a energia para o consumo domiciliar é fornecida apenas das 18horas às 23horas, quando não há chuva que interrompa a segurança da prestação do serviço.
Passeando pela rua longitudinal saída de Condé e que morre junto à administração municipal do Ebo (foi-lhe acrescido um traço de aproximadamente 100 metros, fazendo um T), vemos duas bombas de combustível: a do Bairro Dongo (na imagem) que é o primeiro, à entrada, e outro Posto de abastecimento, já velhinho, com as cores da companhia nacional e que, dizem, "raras vezes tem os líquidos combustíveis".
Mesmo assim, algo despertou a nossa atenção: o turismo que se vê na imagem carregado de recipientes de 20 litros que eram cheios e levados para Condé e outras paragens.
Seguindo o rasto, pudemos nos informar que, mesmo nas barbas da vila, há gente que não se apercebe que as bombas têm combustíveis, comprando o litro de gasóleo a Kz 200 e o de gasolina a Kz 250. É o mesmo preço praticado na circunscrição administrativa de Condé, que fica a 25 km, em dias fastos, subindo o preço para Kz 250 e 300 em dias nefastos.
Se calhar, fosse bom instalar mais um Posto de Abastecimento, nem que contentorizado, no Condé, dada a importância do vilarejo que se situa na rodovia entre Kibala e Gabela.
Longe do asfalto deve haver outras estórias!

Sem comentários: