Translate (tradução)

sexta-feira, novembro 12, 2021

NGASAKIDILA, MALANJI!

Depois de termos sido convidados pelo Governo Provincial para presidir ao Júris do Prémio Provincial de Jornalismo de Malanje 2019, eis que surgiu novo convite para integrar a equipa avaliadora em 2021.

Melhor do que em 2019, o Presidente foi eleito entre os pares, missão que Marcos Gabriel, Ema Massunga Da Silva, Adelino Ngunza e Isidoro Natalicio Isidoro acabaram por me atribuir. O Ngunza foi vice e o Natalício secretário.

Foram intensas reuniões e viagens, cansativas de Luanda a Malanje, entre os dias 30 e 31 de Outubro e 10 e 11 de Novembro, para além de intenso trabalho de casa, debates e troca de argumentos técnicos, usando vias virtuais.

O Regulamento do Prémio, a "doutrina", a experiência e a consciência de cada um dos integrantes foram elementos balizadores da actuação do Júris que concluiu o seu trabalho a faltarem minutos da gala de premiação, 11.11.2021, no auditório da Rádio Malanje.

E não nos ficámos pela análise minuciosa e anúncio dos melhores em cada categoria. Fizemos recomendações aos jornalistas para que mesmo não havendo comunicação de concurso, cada escriba se esmerasse em preparar uma reportagem (sem pressa) que seria da agenda seting, obedecendo à planificação, listagem de fontes (documentais e pessoais), busca de informação in situ, cruzamento de informações, redacção/edição/montagem e difusão. Foi ainda recomendada a abstenção ao uso indevido de propriedade intelectual alheia (plágio).

À entidade promotora e às direcções dos medias de Malanje foi sugerida a formação contínua (por medida) dos jornalistas para que possam reportar melhor Malanje e participar em outros concursos como o Prémio Nacional de Jornalismo ou mesmo o da SADC.

Fazemos vênia ao Governador mwata Kwata Kanawa, que no final da actividade, nos chamou para dizer que "tinha gostado das recomendações e sugestões".
Obrigado, Malanje e meus pares, pela oportunidade!

Sem comentários: