O “Apostolado”,
jornal católico de Angola, citando historiadores angolanos e namibianos, diz
que esta imagem não é do Rei Manudume.

No entanto, os especialistas apresentaram no recente encontro realizado no seu memorial, em Oyole, uma imagem diferente onde aparece de corpo inteiro, com uma estatura média, trajado dos pés à cabeça, muitas delas no meio dos seus soldados, armados com espingardas.
A própria Universidade "Mandume Ya Nemufaio" já anunciou que vai
alterar a imagem que ostenta.
2 comentários:
Meu caro e dignissimo amigo. De facto o Mandume q estudei foi o q aparece nessa foto postada no teu artigo. Muitos anos mais tarde, fiz o arranjo grafico e o design da brochura, elaborada pela Sra Dna Ana Maria de Oliveira sobre Mandume e na ocasião vi um Mandume, nas fotos que me chegaram as mãos, magro e alto.
De que lado está a verdade nao sei e claro q gostaria de saber. Infelizmente, estamos a ficar cada vez mais afastados dos nosso simbolos, das nossas marcas e da nossa essencia. Afinal num pais como o nosso onde nem o simbolo da REPÚBLICA está em condicoes graficas e onde a bandeira do pais aparece ao contrario o lado direito dos avioes da Taag, entao so me resta entristecer e observar com "uma lagrima no canto do olho" e ainda assim fazer o bocado q posso fazer e seghuir em frente a "criar co mos olhos secos".
Será que a universidade Mandume nao poderia aproveitar e fazer desse tema um Simposio, um workshop ou sei lá uma Gala, ja q ate final de novela mereceu Gala.
Segundo ouvi, os namibianos reclamam Mandume como Rei deles.
Será que vamos agora ficar ja tambem sem as nossas figuras? Parece que sim, ja q age em Talatona as ruas sao conhecidas por letras...
Grande Reflexão, meu caro Edson.
Por que não nominar as ruas do talatona, e das "centralidades"? Faltam nomes em Angola dignos de serem atribuídos à ruas?
Enviar um comentário