Translate (tradução)

sexta-feira, outubro 28, 2011

SARAMPO FAZ DAS SUAS EM LUANDA


Diz um adágio Kibala: Mu fuka mwakambe imbanda mundoke ùlya muthu.
> Num país sem kimbanda (médico) até a íngua mata pessoa.

Este adágio autóctone vem a propósito da praga de sarampo que grassa por Luanda. Fui surpreendido, hoje, com a má nova de que morreu a Teté, mulher do Henriques. O Henriques é um jovem que conheci há uns seis anos. Vi quando se juntou à sua mulher que deixa dois rebentos. São jovens com que convivi no Rangel, a Rua sangue-e Fúria, ali, no famigeradio Comité Jinga.
 
Já na semana passada foi a minha ex que me comunicou que estava acometida de sarampo, duas semanas depois do nosso Luciano Delfim Canhanga.

A Teté teve pouca sorte e, mesmo tendo sido levada ao Hospital Josina Machel (Luanda), onde estava a ser socorrida, não resistiu aos males causados ao seu organismo por esta maléfica doença que nos dias de hoje não é dificil ser travada.

Casos como o do Delfim, da Elsa e da Teté (que sucumbiu) contam-se em Luanda às centenas, para não dizr milhares. Há uma praga de sarampo na capital que está a dizimar muita gente, a mutilar outras e a deixar órfãos, como os filhos do meu amigo Henriques Brinco. Apenas o que não se sabe é quando se vai pôr um travão definitivo a isso.

Segundo a Wikipédia (consulta a 28.10.2011), "o sarampo é uma doença víral, uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gênero Morbillivirus. É altamente contagiosa e afecta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. Há pessoas que se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente em crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação".

Vem aí o período de férias escolares e natalinasd. Os filhos e as mulheres dos "magnatas" que estão a estudar e a viver na "estranja", que ainda não enfrentaram o sarampo com sucesso, também podem ser surpreedidos como o meu Delfim e a finada Teté.
 
Sr. Minsitro da Saúde, diz o ditado tuga, "quem avisa amigo é". É melhor ver bem a situação que, pelo que me parece, já saiu do controlo.

Sem comentários: