Translate (tradução)

sexta-feira, abril 20, 2007

IMAGENS DE LUANDA

A ferocidade da vida caminha a passos largos com a pobreza. São visíveis a olho nu, nas ruas de Luanda, nas paragens de candongueiros, nos autocarros e nas longas filas de marchantes imagens que nos lembram filas intermináveis de contratados e escravos do sertão ao embarcadouro.

Escravos sim. Duma vida que vê degradados os seus valores mais elementares como o humanismo, a solidariedade e o amor ao próximo. Apenas de forma isolada nos “surpreendemos” com gestos amistosos de quem deixa a cadeira para um idoso, a uma mulher grávida ou com criança ao colo, ou ainda o apaziguamento de uma contenda.

Acabei de ver um sujeito das FAA a esmurrar em plena luz e sem causa aparente um jovem que por sinal até se dirigia à oficina em que trabalhava. Motivo: Escorregou na lama que encobria o asfalto e tocou-lhe na farda.

Desumanamente todos passamos. Ninguém socorreu o jovem que sangrava nas narinas. Também ninguém repreendeu o sargento.

Soberano Canhanga

4 comentários:

Rafaela disse...

◢◣   ◢◣
   ◢■■◣ ◢■■◣
  ◢■■■■■■■■■◣
 ◢■■■╭~~*╮((((( ■■■◣  
 ◥■■■/( '-' ) (' .'  ■■■◤
  ◥■■■/■ ..../■ ■■◤ 
   ◥■BOM DIA!!!■◤
    ◥■■■■■◤
     ◥■■■◤ 
      ◥■◤
       ▼
        \
         \
Bom fim de semana. Bjosss!!

Capitão-Mor disse...

Acho que esse problema da prepotência das forças militares é comum em toda a África...
Apesar de todos os problemas existentes, ainda gostaria de num futuro próximo fazer uma visitinha a Angola, onde o meu pai viveu durante dez anos.
Abraço

mãos disse...

Triste situação. É necessário punir esses que abusam do poder. Alias estão para segurança do cidadão.

Qaunto ao espaço para uma mulher gravida ou alguem idoso também me preocupa. As vezes me pergunte onde esta a moral??? São coisas, nós vamos lutando, escrevendo para informar e transformar, é o nosso papel.

Pota

luafeiticeira disse...

Ainda bem que deixaste um comentário no meu blog, pois assim tive oportunidade de conhecer o teu que, sendo o oposto do meu, é, realmente, muito bom. Ainda bem que há pessoas como tu que se incomodam com aqueles que precisam de auxílo. jocas