Translate (tradução)

sexta-feira, outubro 27, 2006

A VOX POPULI e as EXONERAÇÕES



Tendo herdado um consulado que muito o desagradava, devido por um lado, a pouca idade em relação aos seus subordinados e a excessiva má interpretação do marxismo leninismo, aliado também ao facto de grande parte dos governantes de então e fazedores de política terem estudado muito pouco, JES não teve outra alternativa senão ir aos poucos limpando a casa.
E astuto como é, foi trocando as posições das peças, separando-as, até se desfazer dos analfabetos, alguns incompetentes e "políticos de Viva e Abaixo". Certo que alguns sobreviveram, mas muito poucos.

Esta “limpeza” não só afectou "o cérebro", mas também a cor (Apud. Sem. Angolense). Daí que passamos a ver um governo que enegreceu ao contrário daquele deixado pelo saudoso Presidente e que se vai tornando cada vez mais tecnocrata (verdade seja dita).

Analisada esta fase boa da “nguvulação”* de JES uma inquietação assalta a VOX POPULI. Está relacionada às constantes exonerações e troca de posições entre o séquito governativo. Na semana que corre JES trocou Sanjar por Furtado no Estado-Maior General das FAA, exonerou Pedro Neto da FANA e Ekuikui (na foto) de Comandante Geral da Polícia, entre outras peças do seu xadrez. Ele (JES) enquanto Chefe Supremo terá as suas motivações, quer objectivas quer subjectivas. Mas, nós a Populi, devemos ou não saber por que razão têm sido os nossos governantes nomeados, exonerados e ou renomeados para novas tarefas? É que os longos Comunicados lidos na RNA e TPA já nem dizem se foi por comissão de serviço, conveniência ou inconveniência de serviço, Competência ou incompetência, Compatibilidade ou incompatibilidade de funções ou coabitação, nada disso. E ficamos a ver Homens a sair e outros a entrar como se de casa da mãe Joana se tratasse.

Voltando ao Caso Ekuikui, dizeres dos próprios polícias atestam que "o Cda. deu conta do recado no que diz respeito à organização e apetrechamento da corporação, algo que até mesmo Nandó não fez enquanto acumulou o ministério e o Comando". Aqui na Lunda-Sul, de onde rabisco essa reflexão, não se fala doutra coisa senão da “má exoneração do Kota Ekuikui”. Compreendo que o sentimento regionalista e tribal abunda muito por cá, dado que Ekuikui é um Moxiquense. Porém, não é de perder de vista quando o assunto passa de boca em boca e de província em província.

E já agora: Com que equipa irá o Cda. Presidente às próximas eleições?

*Governação
Por: Soberano Canhanga

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh Luciano, foi interessante ler esta tua analise no teu blog. Parabens!
J.A.

Anónimo disse...

Pois.... um país onde a lei diz que todos são iguais e ainda há a lata de virem a praça pública congratularem-se com a enegrização (ou lá o que é isso) do estado.
Incrível a hipocrisia.
Preocupem-se com o bem estar do povo. Ainda têm de estar os brancos do PAM e as freirinhas das ordens religiosas a dar de comer e a garantir alguma saúde a essa gente desalojada da guerra!!!!
Lindo!!!! Para lengar os brancos já servem, porque os negros do governo, esses têm de andar de Hummer pela cidade ou a viajar para as quintas que confiscaram ilegalmente. São os novos fazendeiros, a imitar o colono.
Só gostava de saber se os princiais negócios de Angola são com negros (países africanos) ou com brancos (Europa e EUA). Pois....
Haja vergonha!!!!!