Translate (tradução)

quarta-feira, março 23, 2022

EU E O LIXO VOADOR

 JURUMEMU! Aquele segmento, entre Zango 2 e Zango 3, já me está a envolver em muitas estórias.

Há uma semana, foi a caravana de uns chicoespertos escoltados por dois motoqueiros da polícia a mandarem todos a "abrir alas" para eles passarem...
Ontem,  foi o cobrador que jogou uma pet do carro para a rua. Quantas vezes você terá assistido a pessoas que deviam ser gente a jogar livro à rua? A mim inquieta. E a si?
Íamos a 30km/h, mais ou menos. O sentido era Zango-Viana.
O Toyota Hiace ia à frente de mim e levava apenas duas pessoas, sendo o condutor, em fato-macaco escuro e sujo, e outro maltrapilho que aparentava ser cobrador. Quando nos prestávamos para fazer aquela curva à direita para apanhar outra faixa ascendente, o suposto cobra-dor jogou uma Pet à rua, trazendo para fora a dor que minh'alma sente quando tal acontece.
- Pim, pim. - Buzinei duas, três vezes.
Olharam para mim, um e outro, e fizeram sinais deselegantes que me soaram a um "vá-pô!". O caro leitor sabe do que digo. Se não sabe, saberá quão doloroso é ouvir um "vá-pô!"
Acelerei e encostei-me ao lado do condutor. Expliquei-lhe que vi sair do seu carro para a rua uma garrafa vazia e que jogar lixo na via era acto reprovável.
- Só uma garrafa e o senhor vem reclamar? O  senhor está a perder o seu tempo ou pensa que vamos parar o carro por causa de uma garrafa?
Confesso. Senti-me deslocado. Quando a ignorância é tamanha, chegamos a pensar que nós, detentores de conhecimentos e regras de higiene, é que estamos deslocados no tempo e socialmente.
Passei à frente do Hiace. Costuma ficar, mais à frente, um polícia. Pensei em encontrar o agente educado que me brindara com uma vênia, sete dias atrás. Não o vi. Pretendia pedir-lhe que parasse o carro e mandasse o cobrador, que se ria à brava da minha "ignorância ou implicância", recolher aquele descartado e colocá-lo em local apropriado. Não tive, desta vez, a mesma sorte.
E os dois sacanas, sim,  isso mesmo, ainda ultrapassaram-me a rir-se de mim.
- Kota se não sujarmos o quê que o vosso governo do MPLA vai limpar?! - Atirou-me o condutor, levando-me a engolir em seco tamanho batráquio.
- É a casa mais limpa aquela que mais se varre ou a que menos se suja?! - Continuo a gritar para mim mesmo.
É no que da "quando se poupa muito na educação", ganhando-se analfabetos funcionais, latrocínios, dislateiros e outros antissociais, conforme escreveu, e muito bem, Filipe Zau.
Às vezes, sinto-me deslocado perante o quadro de desvio social posto aos meus olhos.

Sem comentários: