Translate (tradução)

domingo, abril 08, 2018

SAWUBONA!


Na banda muito dikelengo, porque eu já ganhei dois campeonatos de falar inglês. Chegou a Soute, virou gago. Vale apenas ainda na terra dos dâmaras, onde andava com o dicionário no sovaco e lápis no cabelo. Na Soute, nem pensar. Népais!
Mangodinho, a assanhadice saiu-lhe, desta vez, pela culatra. Qual disparo verbal, qual quê?
Primeiro, mandaram-lhe, de controlo, um "Sawubona", quando entrou no avião. Procurou no dicionário e não encontrou a palavra. Depois, quando estava a descer, ouviu a aeromoça a dizer-lhe
"dmari gadley totsi", acompanhado de um acenar da mão. 
- Será que disse até breve ou até amanhã? E sawubona então é quê? Será que disse vais viajar bem, sem tremura no avião?
Chegou à terra querida, motherland, solo pátrio. Mas o pensamento na cabeça dele é somente sobre sawubona e o tal dmari gadley totsi. 
Já tomou decisão.
- Esses wis não podem voltar a me brincar. Sou Soba, autoridade respeitada na Pedra Escrita, Kuteka e arredores. Mesmo na Ngimbi, capital da República nossa, toda a gente que me conhece me respeita. - Reclamou aos ventos, acrescentando que "Quando Mangodinho abre a boca até o vento pára de fazer circulação confusa. Por que esses gajos não me dão valor? Volto à Champions aprender inglês. Ano que vem vamos nos reencontrar e quero ver se vão mais conseguir me avacalhar ou me aguentar minhas gorgetas. Fiquem lá com vosso inglês de meia-tigela que não aparece no dicionário que meu pai Sabalo-a-Soba  trouxe da própria England. Brinquem com os outros gajos que são kawisu, pá. Um gajo vem a falar bom inglês aprendido na Champions e vocês a quererem me trocar as ideias com o vosso Kimbundu daqui? Pensam que nós também não temos? Temos. Temos Kikongo, Umbundu Oshiwambo, Ucokwe e muito mais que já estamos a dar o devido valor e a aprender e a falar nas repartições públicas e nas escolas do povo e dos privados. Pensam que nós só sabemos plantar batata? Rocharam. Também temos...
Akuna matata, mazé, pá!


Texto publicado a 01.03.2018, no jornal Nova Gazeta

Sem comentários: