Translate (tradução)

quarta-feira, dezembro 07, 2011

NACÃO CORAGEM NA TVZIMBO?

Cansado de ler, decidi fazer um zapping e fui ter, ocasionalmente, à TVZimbo que exibia um programa que me transportou aos tempos do "Nação Coragem" e "Angola em Movimento", programas de propaganda política/institucional do governo angolano, gravados na Orion e difundidos pela televisão pública, TPA.

Recuei e reconfirmei que estava no sítio certo: TVZimbo. Apenas o programa (Nossa Terra) é que era diferente do clone produzido pela TPA e diferente no estilo de redacção e apresentação. A locução e até a redacção eram as mesmas do Não Coragem e Angola em Movimento (escritos por brasileiros e lidos por angolanos).

Ancioso em tirar dúvidas sobre a "descoberta", peguei o telefone e, de imediato, mandei sms para alguns amigos jornalistas em Luanda, a perguntar-lhes sobre o que se estava a passar, só que, para a minha pouca sorte, ninguém soube explicar ao certo.

Tudo quanto pude, e já com o decorrer dos dias, me aperceber é que na próxima campanha eleitoral a Televisão Pública vai dedicar-se "exclusivamente" a dar tratamento igual a todos os partidos concorrentes, ficando a TVZimbo encarregue de fazer o “desempate”, ou seja, escoar toda a carga publicitária excedentária do Manda-Chuva.

Soube também que a Zimbo e a Mais estão já a preparar-se para a eventualidade de o Manda-Chuva não conseguir desferir uma nova “cabazada” aos seus adversários em 2012, assumirem o papel que então estava confiado à media pública (RNA, TPA, JORNAL de ANGOLA e ANGOP) de lavar a imagem institucional e dos titulares, bem como o contra-ataque que sempre se espera duma oposição.

São, de momento, conjecturas que o tempo se encarregará de esclarecer. Enquanto o jogo não começa de facto, o menu aponta-nos para um Nação Coragem na TVZimbo, para aquecer os players.



1 comentário:

Jair disse...

soberano Canhanga
quando fascinado pela magestosa e infinitamente bela cidade de cabo charles darwin comeco a fazer os estudos que concluirao com publicacao da controversa e errante teoria da origem da especies (the origin of species )que de acordo com darwin explicava a origem e a evolucao das especies principalmene a humana , suponho que nao esperava que volvido seculos apois a sua publicacao algures no mesmo continente que lhe motivara a fazer os estudos alguem se motivaria a re-escrever uma outra origem, so que desta a da emprensa livre. e que por ca sempre que se aproxima do momentos importante da nossa historia politica nascem sempre orgao de comunicacao sociais seja elas por aquisicao hostil de media ja existentes como foi o caso recente do semanario angolense,acapital ou lancamento da media nova ou como no passado (na decada de 90) com aparecimento das radios Morena, radio 2000, e obviamente a luanda antena comercial (LAC).

com este passado dos que nos mandao hoje os mesmo que nos mandarao onte nao se podia esperar muito, ate porque basto o compatriota Joao Paulo Ganga ter dito que a unita representa muito mas do que dos numeros de deputados a assembleia nacional para que a zimbo que de facto e a TV do cota Ze (por isso para mim) sempre sera a ZTV acabou com os debates aos sabados sem dar cavaco aos seus expectador.

podes crer Canhanga com estes ai a emprensa nunca saira da frigidera.