Translate (tradução)

sexta-feira, setembro 08, 2023

ENTRE PORT'AMBOIM E LONGA

 

Depois do Porto Amboim, a caminho do Rio Longa (EN100), há uma aldeia em que vendem mudas de plantas frutícolas e peixe seco do mar.

Parei para atender ao pedido da mulher que encomendara peixe. Durante a barganha mantida entre o cliente e a vendedora ficou uma promessa não vinculativa, mas que era preciso procurar honrar de alguma forma. Ela pedira saldo de Kz 500 para compensar o desconto feito de Kz 27 mil para os Kz 20 mil que eu tinha disponíveis.
Vasculhados os bolsos e a viatura, inexistindo mais dinheiro, procurei por algo de valor simbólico para oferecer à senhora, mas também não encontrava.
É que me deparo, depois, com uma t-shirt nova do MPLA na minha mochila de campo que fica permanentemente na viatura.
Para confirmar se podia oferecê-la sem ferir susceptibilidades, indaguei:
_ Aqui nessa aldeia de que partido são?
_ A maioria como eu somos do MPLA. O bocado que resta são daquele partido aí.
A senhora não pronunciou o nome. Apenas apontou para uma bandeira que esvoaçava rota como cuecas de uma dilaji.
Compreendi e dei-lhe a t-shirt com muito gosto.
_ Muito obrigado, camarada cliente! _ Agradeceu a senhora a quem respondi com um leve sorriso.
_ Fi-lo com prazer, minha camarada!

Sem comentários: