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domingo, novembro 08, 2020

OS LICENCIADOS DE LUANDA E OS DE BOLONHA

O Tratado ou Processo de Bolonha (19 Junho 1999) estipula, entre outros, a integração europeia (e outros signatários como Rússia e Turquia) e a reforma do ensino universitário dando maior responsabilidade ao estudante e diminuindo o tempo lectivo.

Assim, à luz desse Tratado, o estudante de licenciatura passou dos 4 ou 5 anos para 3. O mestrado dois anos e o doutoramento 3. Somando os anos, o indivíduo pode ser PhD em apenas 8 anos lectivos.
Os licenciados de Luanda continuam a fazer 4 a 5 anos, maior responsabilidade/peso no processo para o professor, estudantes (sobretudo trabalhadores/nocturnos) que não se empenham em pesquisa bibliográfica e trabalhos de campo, entre outras maleitas.
Com esse sistema, temos professores universitários, os licenciados de Bolonha, a ministrar aulas a quem podia (somado o tempo de permanência na universidade) estar a terminar o mestrado (Luanda).
Feitas as contas e pesados os conhecimentos, quem no fim dos 3 ou 5 anos, apresenta maior solidez de conhecimentos?
Há que iniciar um "Processo de Luanda" reformar os métodos e os curriculas universitários de sorte que o professor mostre o caminho ao viandante (orientador e orientado). Sócrates, o filósofo e não aquele outro, apelava seus pupilos a irem à busca da verdade/conhecimento...

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto que diz "e uma aprendizagem baseada no estudante quantificada através dos créditos ECTS. bologna process Logótipo do processo de Bolonha. Sessão informativa sobre os planos de estudo numa universidade espanhola."

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