Translate (tradução)

sexta-feira, setembro 23, 2005

O QUE FAZ UM FACTO TORNAR-SE NOTICIA ( Inflexao)

Muitas vezes perguntei para mim mesmo e aos colegas da redacção o que transforma um simples facto em notícia. Se a carga publicitária sobre o mesmo ou o interesse que suscita no público a que se destina. A resposta nem sempre foi a mais consensual.

Ordenar matérias jornalísticas é "uma faca de dois gumes". Uma operação que pode atingir os efeitos desejados ou provocar efeitos inesperados, diz o livro de estilo do "Público".

A elaboração da pirâmide de importância noticiosa é por si só objectiva quanto subjectiva.

Objectiva no sentido em que o jornalista é por si só um elemento social, conhecedor da realidade circundante e das necessidades informativas dos seres com quem partilha ideias e sentimentos, ou seja, a sociedade no seu todo.

Subjectiva porque é o jornalista de forma isolada ou o conjunto de jornalistas de uma redacção que hierarquiza as notícias conferindo-lhes uma suposta importância a partir de critérios internos sem que os destinatários fossem consultados na feitura das manchetes.

Entretanto, quer queiramos quer não, "o tempo que não perdoa" obriga-nos a tomar decisão. _Há que hierarquizar as notícias a difundir e é isso que nos leva ao debate.

Uma pré-conclusão:
É o interesse do público em relação a um determinado assunto que transforma esse facto em notícia. Ao jornalista cabe ordenar os factos em função da avaliação que faz do possível interesse público, criando uma "pirâmide de interesse". Porém, este ordenamento não deve ser imposto na medida em que se o jornalista pretender transformar em notícia um facto que não suscita interesse, jamais o conseguirá, já que :

- Se o ouvirem (facto) ninguém o perceberá visto que a ninguém interessa senão ao seu autor.

-Se o perceberem ninguém reagirá.

Note-se que a comunicação pressupõe a chegada da mensagem e a reacção do receptor em função do recebido. Só assim se poderá dizer que a comunicação foi efectuada sem ruídos.

Tenhamos como exemplo o músico Wiza*. _Quem o faz ser notícia na rádio, televisão e imprensa?

_A máquina promocional da Maianga produções, os fanáticos jornalistas ou o interesse que o público tem pela originalidade e diferença de sua música?

Se for o interesse que a originalidade e a qualidade da música do Wiza despertam no público, então é o próprio público que o valoriza. Os jornalistas neste caso apenas seleccionam e oferecem ao público aquilo que este quer ouvir ou gostaria de Ouvir. Isto é COMUNICAÇÃO.

* Wiza: é um músico da nova vaga surgido do nada. Era empregado de limpeza numa editora que reconheceu nele dotes para a música tendo investido no rapaz.

Soberano Canhanga, 10 de Fevereiro de 2005.

Sem comentários: