Translate (tradução)

quinta-feira, julho 01, 2021

O WC E A COLECTA DE INFORMAÇÕES

Que o wc é um dos lugares em que mais tempo fico, isso a minha família há muito já sabe. Que o vaso sanitário é também o "assento" em que mais me demoro, fora do ambiente profissional, isso há muito eu conclui. O wc, longe do que alguns desavisados pensam, "mero lugar para higienização do corpo e descarga do aparelho digestivo", é também um espaço íntimo, onde o utente fala consigo mesmo, servindo-se de elevada privacidade que o leva a viajar aos mais complexos dossiers. Tanto é que, no seu livro de memórias (pág. 88), o Gen. Higino Carneiro conta ter visitado um brigadeiro da equipa militar opositora, tendo "encontrado no wc telegramas militares" que se constituíam em confidências militares naquela altura e circunstâncias¹.

Gosto de entrar em wc higienizado, arrumado e com outras alternativas, para que ninguém me imponha pressão.

Antes da inovação tecnológica, quem fosse  ao wc, latrina ou sentina, fazia-se acompanhar de um jornal que lhe fazia companhia na hora de "expulsar os demônios" e servir-se do mesmo para limpar as "lágrimas do demônio".
Vezes havia em que, na ausência de um jornal de qualquer data, o papel intermédio do saco de cimento ou um caderno antigo faziam o lugar do sapupo². Hoje é telemóvel. Tem notícias frescas e ao gosto, vídeos, piadas, fotos, dicionário, gramática e até os álbuns familiares. Essa coisa pequena, o telemóvel, é hoje o "amigo inseparável" do homem moderno.

Mas, sobre o wc não é tudo. Descobri que é um bom lugar para obter informações sem ter de se chatear ou obrigar a ninguém. É como o indivíduo que fica escondido numa sacristia ou confessionário. Lá chegam os desabafos e as confissões desarmadas e desalmadas.

Um desconforto intestinal levou-me a ficar dez minutos em um wc que tinha outras cabines. Sem fazer barulho, para que ninguém desse conta da ocupação prolongada da cabine, se constrangesse verbalmente, ainda um mal-humorado a gritar "sai daí, cagão", fiquei quietinho a dialogar com o meu telefone.

Não é que muitas confissões e desabafos me chegaram ao ouvido?
Calculo que o wc seja também um lugar predileto de gente ligada à obtenção de  informação classificada, sem fazer recursos a métodos ortodoxos!
=
¹ Memórias - Soldado da Pátria, 2021, pg. 88: "... Lembro-me de um dia ter ido à casa onde residia o brigadeiro António Urbano ´Tchassanha´, membro da UNITA na Comissão Política, para tratarmos assuntos prementes. Estávamos a falar e pedi para ir à casa de banho. Lá observei, com surpresa, grande quantidade de telegramas que eles trocavam com a direcção, no concernente às forças militares e ao processo de desmobilização. Os telegramas relatavam o que estavam a esconder em armamento e forças militares. Abordei-o, surpreso pelo que vi e li. Ficou sem jeito. Não soube justificar. Pois, uma vez mais aí estavam provas irrefutáveis da violação dos Acordos de Paz no âmbito militar"...
²-  Sabugo, também conhecido como "caroço de milho".

Sem comentários: