Translate (tradução)

segunda-feira, agosto 15, 2022

MANGODINHO EM 7RIOS

Na banda, rio é rio mesmo de verdade, com caudal, margens, lodo preto, algas verdes, peixes com escama e sem escama, água que corre apressada, lenta ou estagnada e meninos que fogem de casa para fimbas desgovernadas. Rio é também para se ir banhar!
Já antes da viagem, Mangodinho, como é kigila dele, desde há muito tempo, foi ao seu Kuteka banhar no rio Longa.
Posto na estranja, passou pela capital da Tuga e foi alojado numa banda que dizem "tem sete rios".
- Porra! Sete rios duma só vez? Deve ser kuyoso! - Exclamou.
Posto no sítio, escalou o cimo do hotel para contemplar a paisagem e matar a cauriosidade, empenhando os olhos na busca para o deleite dos rios, um a um, até sete.
A paisagem que lhe era oferecida aos olhos pela larga e envidraçada janela mostrava apenas colinas altas e arborizadas. Uma rua impuna-se, como tanga no meio de glúteos, entre prédios altos e adornados.
- Deve ser pelo lado oposto, o da estação de comboios. - Pensou.
Mangodinho é viciado em fazer obra. Por isso, na vida dele o lema é "está a pensar, está a agir". Meteu-se a caminho do ponto inverso que o obrigou a deixar o hotel e adentrar a estação de comboios.
Entre a contemplação e a meditação, entreteve-se com o chegar e sair de comboios, uns encarnados e outros amarelos. Só faltou o preto para compor as cores da sua predilecta bandeira gloriosa. Os machimbombos da carris, 12 destinos, e a rede de carros expressos também estavam aí a mãos de semear. Um cruzar de caminhos vários e longos, enchendo e esvaziando o recinto como o Kwanza em Abril nascente ou Agosto minguante.
Começou pelo ponto mais alto da estação e foi descendo os três ou quatro andares que separam comboios autocarros e metropolitano em mesma paragem.
- Porra, esses gajos estão noutro patamar. Mas não vão me dizer que os sete rios estão escondidos no underground. Ou será?!

Toalha no ombro e sabão em uma das mãos, abeirou-se a um muzangala africano que lhe parecia ser jovem da banda.
- Epá, comuê, fixe!
- Pois é, diga lá. Posso ajudar?
- Estou a procura dos Sete rios.
- Sete rios é mesmo aqui.
- Sim, mas não vejo rio nenhum. Sabes onde é que se banha?
Julgando-o estar a "estagiar", o jovem portuga evaporou do lugar, correndo em direcção à loja de conveniência.
- Porra, esses gajos ainda são um pouco matumbos. Comuê que escrevem sete rios, se nem um desfiladeiro de água pluvial há? Ao menos, escrevessem Sete Trilhos!- Exclamou Mangodinho, voltando ao hotel, cansado e aborrecido. Afinal, Sete Rios é só nome. Não há banhos em praia fluvial nem pesca, nem travessias à canoa como se faz no rio Longa, Kwanza e outros d'Angola extensa!



Sem comentários: