Translate (tradução)

sábado, janeiro 08, 2022

NYANGA-A-PEPE: UM MARCO DO METODISMO ENTRE A FAMA E O DESCASO

Nyanga-a-Pepe é um dos pontos de paragem dos missionários americanos, propagadores do Metodismo. Pela sua importância histórica, devia ser, indubitavelmente, um ponto de peregrinação de cristãos Metodistas.

Em "Ouço passos de milhares" conta-se o roteiro das estações protestantes que, para além do ponto de partida, Luanda, incluem-se Dondo, Nyanga-a-Pepe, Kyôngwa, Késwa e Kela. Quanto a mim, faltaram citações a Estações ou Pontos de Evangelização na margem sul do Kwanza, como Mbangu-Wanga (Libolo).
Longe de ser um Centro de Formação e Evangelização, de Nyanga-a-Pepe terá ficado apenas e a fama de ter recebido missionários Metodistas que seguiam o curso do Kwanza em direcção à nascente.
Não vi escolas. Não vi Centro Social ou de Artes e Ofícios. Não vi instalações para acolher turistas e investigadores da História do Metodismo Angolano. Não vi nada atractivo ou que perpectue a fama da Estação Missionária de Nyanga-a-Pepe.

É importante fazer ressurgir a importância e áurea das Missões.
É preciso pensar-se em algo que leve excursões turísticas e de meditação aos pontos marcantes da nossa caminhada histórica!
Soube que as escolas das aldeias vizinhas estão sem professores e os infantes confinados às lavras e ao pastoreio de cabritos.
"Sem casas e sem lavras, os professores transferidos de longe, ausentam-se na primeira oportunidade para se juntarem às famílias", contou um polícia que frequenta a região.
Para mim, era um desiderato conhecer Nyanga-a-Pepe, nem que apenas passando, seguindo e ouvindo passos de milhares!

Sem comentários: