Translate (tradução)

segunda-feira, maio 29, 2023

ÂNGULOS DE WINDHOEK


- Aqui, sem chegar a água e energia, não há venda de terreno. - Contou Paulo Dupuleni, angolano com mais de 25 anos de residência permanente.
2- Dr. Pohamba Building: é edifício público, a caminho do Hospital Central, em fase de acabamentos e que homenageia o segundo Presidente da Namíbia.
- Olha, senhor cronista, já se está a construir o Gabinete do Dr. Heige, actual presidente que vai terminar mandato. Aqui é assim. Antes de o presidente terminar o segundo mandato, preparam o seu futuro Gabinete. Aconteceu com o presidente Nujoma e com o presidente Pohamba. _ Explicou Marcelino, nosso compatriota a trabalhar na Angola's House.
3- House of Angola: é a nossa embaixada. Gostei de ver o Largo Agostinho Neto (frontal) e a cor do edifício que desperta e liga o angolano transeunte aos nossos edifícios públicos. Adentrando o consulado, mesmo sem necessidade administrativa, fui bem tratado por uma compatriota. Apenas os mapas da RPA devem ser actualizados.
4- SWAPO PARTY NATIONAL HEADQUARTERS: é em Katutura, bairro dos negros que mais sofreram e apoiaram o maior partido namibiano. Instalar a sede nacional no bairro Katutura é o mesmo que criar laço de contacto permanente. É como dizemos por cá: "descer às bases e permanecer nelas".
5- Khomasdal, bairros entre Katutura e cidade: era o bairro dos mulatos ou colored, no tempo da senhora África do Sul Racista colonizadora. Agora, os negros podem viver onde quizerem.
- Em tempos, os brancos ricos decidiram construir nova cidade, a caminho do aeroporto, alegando que "os cães estavam a fazer muito barulho na cidade", conta o angolano Marcelino, um Oshiwambo. Porém, o Presidente Pohamba que era rígido disse-lhes "vocês podem construir, mas os negros com dinheiro também vão lá". E disse-lhes mais, continua o narrador: Quem não quiser coabitar com os negros, dono da terra, leve suas paredes e vá reerguê-las em terra de seus avôs. O que se passa, é que os brancos, para se distanciarem dos negros, aumentam as propinas em suas escolas e tudo mais, só que cada vez mais, os negros também vão tendo riqueza e a frequentar os mesmos lugares.
Eles são importantes, porque têm riqueza necessária para fazer avançar a economia. O que o governo está a fazer é pôr todos na linha. - Concluiu.

Sem comentários: