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domingo, outubro 29, 2017

VISITANDO KARIANGO, K-SUL

Estou sobre a ponte do rio Longa, a que chamam de ponte antiga, pois a nova está a ser construída mais acima, na nova estrada asfaltada. Aqui, as pedras em forma de tartarugas, combinadas com o os rápidos fluviais e a vegetação criam um efeito de beleza rara. Não há visitante que não roube minutos ao seu tempo, mesmo curto, para apreciar o cenário.

Ao que a natureza expõe, se acresce a presença de mulheres cuidado da roupa e as crianças que lavam a loiça, aproveitando uns pinos na água que, no tempo chuvoso, ganha uma coloração semi-acastanhada, quando vista à distância.

Distanciada 50 quilómetros da vila de Kibala, Kariango é um vilarejo que ensaia os primeiros passos, depois do impacto nefasto da guerra que afectou toda a sua infra-estrutura. Pouco sobrou da guerra (1975-2002) e da força destruidora da natureza.

Com excepção da administração comunal que beneficiou de reparos com cimento e tinta, as casas mais vistosas são aquelas reabilitadas pela construtora que ganhou a empreitada da Estrada Nacional 140, utilizando-as como alojamento para os seus trabalhadores não locais. 

Os pequenos serviços e o pequeno comércio só agora vão dando sinais, fazendo adivinhar dias melhores. Em Kariango está projectada uma mini-hídrica que, ao sair do papel, poderá revolucionar a vila, pois a energia eléctrica é um factor de desenvolvimento.

Sendo Kariango uma comuna potencialmente agrícola e onde despontam fazendas como o Projecto Terras do Futuro, é de crer que, com a estrada asfaltada concluída e a energia eléctrica projectada transformada em realidade, surjam na circunscrição pequenas ou médias indústrias agrícolas que podem revitalizar a economia familiar e regional.

Kariango é ponto de passagem entre os municípios kwanzassulinos de Kibala e Mussende, ligando esse último ao Bié, através de Andulo, e a Malanje, passando por Kalandula.
 
Obs: Texto redigido a 12.12.2012 que se confirma actual.

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