Translate (tradução)

sábado, outubro 15, 2022

MUHATU PARTURIENTE DE KONDÉ

Repare bem a foto. A que se parece?

Quem circula pela EN240, Musende-Kibala-Gabela-INP (ligação com a EN 100) depara-se, ao chegar próximo de Kondé, sentido Kibala-Hebo, com a deslumbrante imagem. Uma combinação paleolítica que os kondeenses chamam de "mulher grávida deitada".

Do Kondé (Hebo) a caminho da Gabela há outros motivos visuais de rara beleza, como a serra que acolhe a serpenteante rodovia. São inúmeras as belezas, agradáveis ao olho curioso, por contemplar.

Ao amante do Turismo Rural e aos que procuram na natureza a inspiração para a arte criativa, basta meterem-se à estrada. Todo o resto se arranja.

Aos órgãos locais afins ao simplificado Ministério da Cultura e Turismo pede-se pouco: um miradouro e espaço para estacionamento seguro de veículos, para se puder fazer uma boa foto, ao sol poente, e manjar o farnel. Latrinas e depósitos para lixo não devem faltar. Se o local escolhido não tiver árvores frondosas, podem ser plantadas árvores que cresçam rápido e proporcionem essa serventia. A recomendação é válida para os locais em que se acham as pinturas rupestres de Ndala Mbiri ou mesmo junto ao monumento que homenageia o lendário comandante cubano Arguelles Garcia (ambos a caminho do Ebo).

"Aqui" perto, na Namíbia, estão fabulosos exemplos do que se escreve acima.

Sem comentários: