"Folk lore" é um termo anglófono que significa sabedoria popular.
Quando essa sabedoria é musicada ou cantada estaremos em presença de música
folclórica ou folk music. O termo ganha seu sentido etimológico no século
XIX e indica, especialmente, a música feita pela sociedade pré-industrial,
fora dos circuitos da alta cultura urbana. Durante o século XX, o termo "folk
music" recebeu um segundo significado: um tipo específico de música
popular que é descendência cultural da música tradicional rural, ou de outro
modo influenciada por ela.
A música folclórica sobrevive melhor em zonas onde a sociedade, geralmente rural,
ainda não é afetada pela comunicação de massas e pela comercialização da
cultura. Era geralmente partilhada e executada pela comunidade como um todo,
sendo muitas vezes transmitida pela tradição não escrita.
As canções tradicionais de um povo tratam de quase todos os tipos de
actividades humanas. Assim, muitas destas canções expressam crenças religiosas
ou políticas de um povo ou descrevem sua história. A melodia e a letra de uma
canção popular podem sofrer modificações no decorrer de um tempo, pois normalmente
a transmissão é oral e passam de geração em geração.
Muitas vezes ouvi certos jornalistas angolanos a rotularem a música que não
se faz em Português e Kimbundu como sendo música folclórica, pelo simples facto
de não ser executada na capital do país, e como se “Angola fosse Luanda e o
resto matagal”.
E, pergunto: A Música de Socorro
(Uiji), Justino Handanga e José Kacyungu (Centro), Santos Católica (Leste), Kahinza (Kwanza-Sul), etc. é toda ela
folclórica?
Na foto: Soberano Canhanga e Justino Handanga
1 comentário:
Moi interesante o post!
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