Translate (tradução)

sexta-feira, janeiro 28, 2011

ENFIM "O PAPEL"

Hoje, dia 28.01.2011, contra todos os maus ventos, materializei um dos meus sonhos: Obter o título de Licenciado em Comunicação Social. A instituição formadora foi a UPRA onde tinha já terminado o plano curricular desde 2007.


"A formação e distribuição dos medias em Angola", temas sobre os quais fui ao longo do tempo dissertando e opinando foi a proposta apresentada e eceite pelo juri. Inside pode-se ainda ler: As minhas "experiências e reflexões sobre a prática do jornalismo" em Angola e "experiências e reflexões no exercício da assessoria de imprensa", argumentos que levaram ao juri atribuir-me a nota 14 (entre 15 valores possíveis para um relatório final de curso). 


terça-feira, janeiro 25, 2011

O OLHAR "FUTURISTA" DE ZÉ MARIA DOS SANTOS

Nos 435 anos de Luanda José Maria dos Santos, governador de Luanda, ao contrário do que era prática dos seus antecessores, entendeu conceder apenas uma toleância de ponto parcial, a partir das 12 horas, no dia do aniversário da cidade capital (25 de Janeiro).

A meu ver, foi uma decisão bem pensada e tomada, porquanto o país e a capital precisam de se desenvolver com o trabalho de todos. Feriados só "empatam a vida das pessoas e das insttuições". É trabalho que fica pendente, por se fazer, (enquanto se paga o salário pelo dia não trabalhado).

José Maria fez uma boa leitura da nova lei dos feriados nacionais (ainda por promulgar) e começou já a agir de acordo como o futuro.

Será de todo bom se os seus 17 homólogos lhe seguirem as peugadas e deixarem de esbanjar dinheiro em maratonas, "infestarem" as cidades de álcool e música alta, entre outros vícios ociosos.

De José Maria dos Santos aguarda-se também uma mão pesada aos proliferadores de maratonas e festas em locais abertos, não autorizados, que tiram sossego a muito boa gente trabalhadora e merecedora de descanso. É duro quando o visado é parte da população, aquela que navega sem rumo, mas é preciso dar sentido à governação e à sociedade. 

Angola tem de crescer!
Angola tem de trabalhar!

sábado, janeiro 22, 2011

SONHANDO NO ZIMBANDO

Dia 19.01.2011 levamos  "O Sonho de Kaúia"ao zimbando. Uma conversa amenana sobre os feitos do personagem principal do livro, Kaúia, e as ideias do autor, Canhanga, sobre a Luanda de ontem, de hoje e de amanhã.

Laureano e Patrícia não decepcionaram

sexta-feira, janeiro 14, 2011

XÁ-KASSAU AINDA: A CHUVA TENTOU MAS NÃO ESTORVOU

Dia 04.01.2011, cerca de 13h30'. O grupo musical Sassa Cokwe Bob kamará estava em palco para mais um número do seu repertório. De repente o céu fechou-se de camada preta e, rapidamente, começou a gotejar. Alguns pingos furavam a cobertura de ráfia sobre o sombreiro montado de improviso para a actividade política.

Quando todos, os da bancada de honra e os populares à volta, se preparavam para abandonar o local e procurar por um refúgio, ouviu-se no meio da multidão uma voz a questionar:
- Aqui não há soba?

À pergunta seguiu-se um silêncio momentâneo e de seguida a chuva que vinha ameaçadora abrandou e tomou "outro caminho". Caia chuva visível a 50 metros dali. Mas o local do comício estava seco. Completamente sequinho. Os cientistas físicos têm uma explicação para o fenómeno. "A chuva não cai simultâneamente em todo o território. Há sempre zonas de fronteira", mas os que acreditam em forças ocultas e no poder da "magia negra" também dizem-se possuidores de "técnicas" metafísicas. Sejam quais forem os argumentos, o mais importante é que não choveu e a festa continuou animada pela música de discoteca e dança Cyanda executada por um grupo da comuna de Xá-Kassau.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

SAURIMO RECEBE LIVRO COM AGRADO

A apresentação d"O Sonho de Kaúia", primeira obra literária do autor deste blogue, marcou na província da Lunda Sul, Aas actividades alusivas ao 08 de Janeiro, dia da Cultura Nacional.

Na Escola Superior de Ciência e tecnologia, afecta à Universidade Lueji-a-Nkonde, esteve a governadora Cândida Narciso, os seus coadjutores, directores de vários organismos públicos, o presidente da Mayamba Editora e vários convidados. "É um grande contributo à cultura e incentivo aos jovens para seguirem os passos do autor", disse a governante.

Abreu Manassa, historiador; Arlindo Isabel, editor e Soberano Canhanga, autor, falaram sobre: O valor estético-cultural do livro, a importância da transmissão do conhecimento e do pensamento através dos livros e o porquê do lançamento na Lunda Sul, terra em que o livro ganhou forma.

O resto da narração fica a cargo dos que lá estiveram.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

ENERGIA, ÁGUA E SAÚDE CHEGAM A XÁ-KASSAU

A sede comunal fica no interland, alcançavel apenas através de picadas cercadas de matas cerradas. a estrada, outrora ladeada por bambús que estabilizavam os solos e impediam a erosão, reclama por reparos de fundo, mas tal facto não impediu dezenas de populares idos de várias aldeias (Lunda norte e Lunda Sul) para testemunharem a "boa nova".
O governador provincial inaugurou um Centro de Saúde, o sistema de abastecimento de água e ligou o gerador de médio porte que doravante abastece de electricidade os poucos edificios púbicos e as iluminárias da  única rua da circuscrição.

Uma escola de seis salas de aulas, já com equipamento, está em fase avançada de construção o que vai possibilitar iluminar mais rapazes e raparigas de Xá-Kassau.

Em acto alusivo à comemoração do dia dos mártires da repressão colonial (04 de Janeiro) Ernesto Muangala não discursou, deixando as interveções para o administrador comunal e a administradora muncipal do Lukapa.

Joaquim Quipungo, o anfitrião agradeceu as benfeitorias que vão ajudar a população que administra e o facto de se ter escolhido a sua comuna para acolher ao acto provincial. Por sua vez a administradora muncicipal fez uma resenha dos ganhos da paz. " construimos casas para antigos combatentes, uma nova centralidade no Dundo, a água chegou a muitas vilas e aldeias e a energia está à vista de todos. São relaizações apenas possíveis em tempos de paz e num país que foi destruído durante mais de 30 anos", disse.

domingo, janeiro 02, 2011

O SONHO DE KAÚIA EM CATOCA E SAURIMO

No dia 07 de Janeiro o autor e a editora estarão na Sociedade Mineira de Catoca Lda, patrocinadora da obra, para a sessão de venda e autógrafos do ramance "O Sonho de Kaúia".

No dia seguinte, sábado 08.01.2011, dia nacional da cultura, "O Sonho de Kaúia" será apresentado aos saurimoenses. O Dr. João Abreu Manassas vai fazer a apresentação crítica da obra de Soberano Canhanga, pseudónimo do jornalista Luciano A. Canhanga.

Preço: Kz 2000