Translate (tradução)

segunda-feira, abril 22, 2019

O MILHO E O 'MILHONÁRIO'

 
Corria o ano de 2013. Uma agência internacional anunciava que "Angola era o sexto país com mais milionários em África", somando quase cinco mil indivíduos que juntavam, cada um deles, o valor líquido e imóvel (excepto a residência oficial) de mais de um milhão de dólares americanos.
Mangodinho, quando ouviu falar sobre o assunto, "se" bateu no peito.
- Não pode! Disseram que o meu nome não "encosta". Eu também devo estar lá nessa lista de "milhonários"! - Disse vociferando. 
- Como assim, Mangodinho, você que só dorme e sonha porque Deus dá sonho de favor? - Perguntou Sembe, Sebastião nome dele da escola.
- Eu sou "milhonário" e ponto final, não me estraguem o dia. Aqui, nessa Aldeia, milheralmente falando, quem torra farinha comigo? - Questionou Mangodinho, de mãos e braços abertos, como que a mostrar o "mundo todo" de que ele se sentia dono e senhor. - Quenhê que torra farinha comigo, me diz só. Quenhê?!
Sembe e outros rapazes, todos na "mangação" do Kota Mangodinho.
- Esse Mangodinho deve estar a ficar xonê. Só pode ser. Você, casa de verdade não tem, comida é milho desde manhã até à noite. Jihuwa (mandíbulas) tipo filho de boi que perdeu a mãe e não está a mamar. Assim, tôs milhões é de quê, Mangodinho, nos mostra ainda com ele.
-  Então vocês mesmo não disseram? Eu produzo o quê? Eu como o quê? O outro milionário não disse "ele caga milhões"? E eu que semeio, cuido, colho, vendo e me alimento preferencialmente de milho sou quê, sôs burros?! Sou "milhonário", fiquem já a saber e avisem os gajos que vão actualizar a lista, no ano que vem, para não se esquecerem de pôr o meu nome na lista!
Eu sou "milhonário. Tenho milho que basta para dar e vender!

Publicado no Jornal de Angola de 30.01.19

Sem comentários: